domingo, 20 de julho de 2008

Therizinossauro


Nome científico: Therizinossauro cheliniformis (réptil com foice, semelhante a uma tartaruga)
Tamanho: Desconheçido
Alimentação: Desconheçida
Peso: Não informado ou desconheçido
Viveu: Ásia (Mongolia)
Período: Cretáçeo

Em 1948, diversos ossos com garras gigantes foram encontrados por uma equipe de cientistas soviéticos e mongóis na bacia de Nemegt, no deserto de Gobi, Mongólia. Como a forma das garras se assemelhava a de algumas tartarugas, e foram encontradas em companhia de ossos grandes e chatos, os pesquisadores acreditavam inicialmente que os ossos pertencessem a uma tartaruga gigante. Por isso, o espécime recebeu o nome Therizinosaurus cheloniformis ("réptil com foice, semelhante a uma tartaruga"), escolhido pelo famoso paleontologista soviético E. A. Maleyev.
Outras descobertas de garras semelhantes, entre as quais a de um osso parcial, provaram que as garras pertenciam a um dinossauro. Os ossos grandes e chatos não eram parte de uma tartaruga, mas sim das costelas de um dinossauro. A característica mais interessante dessas garras é o tamanho. Uma porção óssea de garra tem comprimento de 70 centímetros. Em vida, a garra teria sido recoberta de um material ósseo como o que recobre os chifres, tornando-a ainda mais longa. Essa garra pode ter pertencido a um segnossauro de porte muito grande.
Infelizmente, os restos do therizinossauro são escassos e não pertencem a partes do esqueleto que ofereçam muitas informações (como o crânio ou os quadris). Além disso, eles estão despedaçados demais para que os cientistas possam fazer idéia da forma ou do estilo de vida do animal. Por isso, não se sabe que aparência ele tinha e a que família pertencia, mas muitos paleontologistas o classificam como segnossaurídeo.
Os cientistas esperam encontrar mais fósseis que os informem melhor sobre o animal. Outra grande garra foi encontrada em Níger, na África, mas não se sabe se ela se relaciona ao therizinossauro.

Nenhum comentário: