domingo, 20 de julho de 2008

Segnossauro


Nome científico: Segnosaurus galbinensis (Lagarto vagaroso de Galbin)
Tamanho: Estimado 6 metro de compr. e 2,55 metros de altura aproximadamente
Ordem, Subrdem, Familha: Saurichia, Segnosauria, Segnosauridae
Alimentação: Ate agora deduz que seja carnivoro ou ónivoro
Peso: Aproçimadamente 400 ou 450 quilos
Viveu: Ásia (Mongólia)
Período: Cretáçeo
Uma das mais importantes descobertas das expedições paleontológicas conjuntas Mongólia-União Soviética, nos anos 70, foi a de todo um novo grupo de dinossauros, os segnossaurídeos. O Segnosaurus galbinensis, ou "lagarto vagaroso de Galbin" (uma região do deserto de Gobi), foi descrito inicialmente pelo paleontologista mongol Altangerel Perle, em 1979. Era um saurísquio tão incomum que terminou classificado em família própria, a dos segnossaurídeos.
O animal demonstrava combinação incomum de características de ornitísquios, terópodes e prossaurópodes. Sua pélvis se assemelhava à dos dromoeossaurídeos, ainda que fosse bem maior. O segnossauro tinha pés com garras longas e esguias, como as dos terópodes, e tornozelos que também lembravam os dos terópodes, embora apresentassem quatro e não três dedos em cada pé. Os dentes, ainda que existissem em grande número e fossem pequenos, também se assemelhavam aos de alguns terópodes.
A pélvis do segnossauro era muito larga, o que lhe dava costas bem largas. A pélvis dos terópodes era estreita. Seus pés não eram de fato pés de terópodes. O parente erlikossauro tinha um bico semelhante ao dos prossaurópodes, e o segnossauro provavelmente também tinha um. Depois de longo estudo, a conclusão foi a de que os dentes dos segnossauros tinham mais em comum com os dos prossaurópodes do que com os dos terópodes. Esses e outros traços sugerem que seu parentesco com os saurópodes e prossaurópodes era mais estreito do que com os terópodes.
Segnossauros foram encontrados em diversos locais da Mongólia e da China, e existe um possível exemplar de erlikossauro em Alberta. O misterioso dinossauro Therizinosaurus cheloniformis, conhecido apenas com base em patas dianteiras com garras de até 90 centímetros, foi inicialmente classificado como tartaruga, mas era provavelmente um segnossauro imenso. A maioria dos segnossaurídeos (segnossauro, Erlikosaurus andrewsi e Enigmosaurus mongoliensis) foram encontrados em rochas do começo e da metade do período cretáceo tardio. O Nanshiungosaurus brevispinus, da China, pode ser mais recente, e o therizinossauro era ainda mais recente.
Não se conhece o estilo de vida do segnossauro e de seus parentes. Os dentes demonstram que eram provavelmente herbívoros. Podem ter tido barrigas grandes para a digestão de plantas. Talvez se assemelhassem a grandes prossaurópodes e, provavelmente, caminhavam de quatro a maior parte do tempo. Podem ter sido semelhantes a ursos ou a mamíferos extintos da Era Glacial conhecidos como preguiças. Os segnossaurídeos provavelmente não corriam muito. Se suas mãos dispunham de garras como as dos therizinossauros, elas poderiam ter sido usadas como armas contra predadores como o alectrossauro, que provavelmente caçava o segnossauro.

Nenhum comentário: