domingo, 20 de julho de 2008

Sintarso


Nome cientifico: Syntarsus kayentatae
Tamanho: 3 metros de compri. e 1 metro de altura aproximadamente
Ordem, Subordem, Familha: Saurichia, Theropoda, Podokesauridae
Peso: 85 a 97 quilos aproximadamente
Viveu: África (Zimbábue) e America do Norte (Estados Unidos)
Periodo: Inicio do Jurassico
Alimentaçao: Carnivóra
O ágil e veloz carnívoro sintarso era um predador de pequeno porte. Assemelhava-se fortemente ao celófise, do período triássico tardio, encontrado no Arizona e no Novo México. Os ossos da cabeça e as mandíbulas eram grandes, comparados aos do celófise, e o pescoço era mais curto. O sintarso era mais robusto e um pouco maior que o celófise.
As mandíbulas desse dinossauro dispunham de muitos dentes pequenos, serrilhados e em forma de lâmina, para dilacerar a carne das vítimas. O sintarso provavelmente se alimentava de outros pequenos répteis e de peixes, e vivia em rebanhos ao longo de rios. Como no caso do celófise, grande número de fósseis de sintarsos foi localizado na mesma área, o que sugere que fossem animais sociais.
O animal recebeu seu nome em função da junta do tornozelo (ou tarso). Sintarso quer dizer "junta fundida". Esse tornozelo lhe propiciava mais velocidade e resistência ao correr, o que era muito útil na hora de escapar dos predadores. As patas dianteiras eram pequenas e fracas, e as traseiras eram robustas. A cauda era grande e provavelmente rija. As proporções dos membros sugerem que o sintarso talvez se movimentasse por saltos, de maneira semelhante à dos cangurus. Esses saltos produziriam movimentos abruptos e imprevisíveis, o que lhe permitiria escapar de predadores.
Os muitos esqueletos localizados no Zimbábue têm duas formas de corpo: os machos eram menores e mais esbeltos, e as fêmeas maiores e mais robustas. Havia muito mais fêmeas do que machos.
Os ossos do sintarso tinham muitas células sangüíneas e vasos sangüíneos que se assemelhavam aos de pássaros e mamíferos. Isso pode significar que o sintarso fosse um dinossauro de sangue quente.
Acredita-se que o celófise é ancestral próximo do sintarso. As mudanças no sintarso incluem menor número de dentes; aberturas maiores no crânio, para músculos mandibulares maiores e mais fortes; pélvis e base da espinha mais fortes; e fusão das juntas do tornozelo. O sintarso parece mais poderoso que o celófise. Tendências semelhantes foram detectadas nos dinossauros predadores que surgiram no período jurássico. Isso resultou no desenvolvimento de predadores grandes e ferozes como o alossauro e seus parentes, milhões de anos mais tarde.

Nenhum comentário: