domingo, 20 de julho de 2008

Erlikossauro


Nome cientifico: Erlikosaurus andrewsi
Tamanho: 6 metros de compr. altura nao informada
Ordem, Subordem, Familha: Saurichia,Segnosauria, Segnosauridae
Alimentação: Herbivóra
Peso: NÃO informado
Viveu: Ásia (Mongólia)
Periodo: Cretáçeo
Em 1980, Altangerel Perle nomeou o Erlikosaurus andrewsi, em menção ao demônio Erlik, da mitologia mongol, e ao paleontologista Roy Chapman Andrews. O animal era parente próximo do segnossauro. O erlikossauro é o único segnossaurino localizado com um crânio incluído, o que o torna um espécime muito importante. Infelizmente, não foram localizadas outras partes do esqueleto desse dinossauro.
Os ossos do pé do animal eram mais esguios que os do segnossauro. O erlikossauro pode ter sido um animal menor, mais leve. A frente do focinho não tinha dentes e os ossos do crânio demonstram que o erlikossauro (e, possivelmente, outros segnossaurinos) dispunham de um bico ósseo para recolher plantas.
Os dentes do erlikossauro demonstram que se tratava de um herbívoro. A maneira pela qual ele usava as garras grandes, finas e esguias de seus pés continua a ser um mistério. Talvez elas fossem úteis quando o animal precisasse atravessar rios.
O segnossaurino Enigmosaurus mongoliensis é conhecido apenas com base em uma parte da pélvis e foi localizado na mesma região que o erlikossauro. Por conta do parentesco estreito entre o segnossauro e o erlikossauro, os cientistas acreditam que a pélvis do erlikossauro se assemelhasse à do segnossauro. A pélvis do enigmossauro era muito diferente da pélvis do segnossauro, por isso o paleontologista Rinchen Barsbold não acreditava que ela pertencesse ao erlikossauro. Os dinossauros são sempre surpreendentes e os cientistas podem vir a constatar um dia que o erlikossauro e o enigmossauro eram o mesmo animal.

Nenhum comentário: