quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Suposto dinosauro contrabandeado no Peru era mastodonte banguela


A polícia do Peru cometeu uma gafe paleontológica ao afirmar, nesta terça (25), que havia encontrado uma mandíbula de dinossauro durante uma revista de rotina num ônibus em Arequipa, ao sul de Lima. Na verdade, o fóssil que um dos passageiros carregava ilegalmente não passa de um mastodonte, primo dos elefantes que habitou nosso continente na Era do Gelo.
A conclusão é da paleontóloga especializada em mamíferos antigos Lílian Paglarelli Bergqvist, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao ver a fotografia enviada pelo G1, a pesquisadora não titubeou: "Ah, isso é elefante, com certeza. Não tem nada de dinossauro aí."

Bergqvist diz que os dentões preservados são os terceiros molares de um mastodonte, que deve ter vivido durante o Pleistoceno (nome dado pelos cientistas à era glacial que começou há 1,8 milhão de anos e acabou há 10 mil anos). Aparentemente trata-se de um animal velho, que perdeu os demais dentes ao longo da vida.

Para se ter uma idéia, os dinossauros são dezenas de milhões de anos mais antigos, tendo desaparecido da Terra há 65 milhões de anos. Fósseis de mastodontes, que tinham trombas e presas de marfim que lembram as dos elefantes modernos, são abundantes no Nordeste e em outras regiões do Brasil.

Nenhum comentário: